Anule a comparação

VOCÊ JÁ ESCUTOU SOBRE “EMPATIA POSITIVA”?

Resumidamente a ideia da empatia positiva remete a conectar-se com os outros e compartilhar com eles as emoções positivas. As menções à ela vêm de longa data, podem ser encontradas no Budismo, que prega encontrar alegria e felicidade no sucesso dos outros; pode ser encontrada na Teoria dos Sentimentos Morais de Adam Smith e com certeza no trabalho de algum filósofo três ou quatro mil anos atrás. 

AGORA VOCÊ JÁ PENSOU O QUANTO FICAR FELIZ POR QUEM TEM MAIS SUCESSO DO QUE VOCÊ, É TABU?

Já reparou o quanto a Empatia Positiva se faz ausente nas mídias sociais? Quando encontramos algum fato e vamos observar os comentários a maioria se resume nas experiências emocionais pessoais de cada um, um cenário onde compartilhar emoções genuínas de felicidade pelo outro é artigo de luxo. Não a toa uma das atuais dicas de práticas para melhorar a tua posição online é “gerar engajamento”, afinal as pessoas querem falar delas, não escutar sobre você necessariamente.

AGORA COMO MUDAR ESSE CENÁRIO?

Como tudo na vida, praticar a empatia positiva também tem seu primeiro passo, que tal começar com o que tanto usamos: as redes sociais? Podemos começar com esta lista aqui:

  1. Cumprimente a pessoa, elogie o post, comente a notícia.
  2. Demonstre sua alegria genuína. A pessoa ganhou na loteria, comemore com ela e por ela.
  3. Conte para todo mundo. Espalhe a boa notícia.
  4. Use sempre um imperativo que leve para a ação.

Aliás, tenho um exemplo delicioso que não é especificamente sobre empatia positiva, mas cabe muito bem aqui, citado pelo Luciano Pires: 
já experimentaram a sensação de escutar: “fique tranquilo que a gente vai resolver”, “não se preocupe que daremos um jeito”? Pois é, isso tem um efeito tranquilizador impressionante sobre a tensão e angústia. São poucas palavras que nos fazem perceber o poder da empatia do outro para contigo. Assim você indica à pessoa que compreende muito bem o problema dela. Isso chama-se empatia.

AGORA AO PRATICAR A EMPATIA POSITIVA DE FORMA GENUÍNA VOCÊ CHEGA ONDE?  EM VOCÊ.

Isso mesmo. Em você. Por mais simples que a resposta possa parecer, conhecer a si é algo extremamente desafiador principalmente em tempos efêmeros como o nosso. Já reparou o quanto nossa geração está cheia de lista de coisas a fazer que nos ensinam a simplesmente viver? Se formos pegar todas as leis já mostradas, embora muito simples, diariamente faz parecer a jornada para si a mais cansativa e instigante viagem que podemos fazer.


“A empatia positiva te ajuda a não olhar ao teu redor com comparação. Ela te faz ser apenas observador do que acontece ao teu redor e tira o peso de ficar a todo momento comparando o sucesso do outro com os teus passos. Assim, o seu tempo e olhar começa a procurar entender quem de fato és. E como consequência, saberás para onde desejas ir.”

O QUE VOCÊ VEIO FAZER NESSE MUNDO,

só você fará. Começar a ter consciência disso nos leva a mudar o olhar para o outro. A compaixão e empatia florescem.

Assim, o sucesso do outro não te atinge. Pelo contrário, você se pega seguro de quem você é, afinal será que é aquilo que você deseja para sua vida? É aquele sucesso que sonhas? É ali que mora a tua felicidade? 

AGORA, QUAL O CAMINHO SEGUIR PARA CONHECER A SI?

De fato há vários caminhos para isso e muitos são válidos. Mas o melhor para você, o mais eficaz: só você vai descobrir.