Para usar excel: curso. Para criar uma planilha eficaz: poesia

Alguns autores afirmam que nos ambientes corporativos e de liderança sobra engenharia, falta filosofia. Sobra matemática, falta poesia. Eis a constatação de grandes líderes com mais de 40 anos circulando pelos ambientes de pequenas, médias, grandes e mastodônticas empresas.

FILOSOFIA E POESIA

forma uma reflexão profunda necessária antes de fazer o necessário. É o mergulho nas obras que explicam a mecânica do pensamento, ideologias, história, comportamento humano.

No fundo, o que diferencia um grande líder é ele ter um pouco de psicólogo, antropólogo, sociólogo, historiador, poeta e filósofo. Aquele líder que negligencia a importância de um bom conhecimento para guiar suas atitudes, por vezes, cai na figura de um chefe.

É preciso conhecer o desenvolvimento da capacidade de discernimento, julgamento e tomada de decisão das pessoas e de si. Eis aqui o ponto principal de um líder a frente de um time de sucesso. Afinal, de que adianta o treinamento mais moderno, o software mais inovador no computador mais avançado, o melhor recurso, se quem o opera não tem capacidade de discernimento, julgamento e tomada de decisão à altura?

Sabe o porteiro que barrou o presidente? A secretária que não marcou a poltrona no voo? O mensageiro que demorou para entregar o documento? O contador que não percebeu a mudança de alíquota? O líder que não honra seus compromissos com a equipe? Isso tudo não é necessariamente incompetência ou má vontade. Talvez seja falta de capacidade de discernir, julgar e tomar a melhor decisão. E isso não se aprende num curso de Excel, técnicas de atendimento ao cliente, palestras motivacionais ou descendo cachoeiras. Estou falando de desenvolvimento intelectual, algo que não preocupa os líderes focados no desenvolvimento de habilidades técnicas e resultados financeiros.

Quando o líder foca sua preocupação no desenvolvimento intelectual, tanto seu quanto de sua equipe, pode não alcançar resultados financeiros a curto prazo, mas tem a certeza de que está traçando um caminho sólido, consistente por onde toda a sua equipe vai passar junto com ele. Aqui vale aquelas máximas que tanto escutamos ao longo da vida, como: apressado come cru, o que vem fácil, vai fácil. E todos os ditados que nos fazem lembrar da famosa lei do retorno. Você escolhe o que planta e como planta e não espere resultado diferente daquilo que plantou.