Qual mulher te inspira?

Mesmo a dominação como estilo de liderança tornando-se cada vez menos popular, muitos líderes, inclusive mulheres adotam esse estilo para dirigir a sua carreia, pois afinal o mundo ainda desconhece o estilo de liderança feminina.

Analisando a maioria das escolas de negócios e cultura empresarial, fica fácil perceber que sua gestão é por princípios de concorrência, liderança, dominação e controle. Assim os resultados devem ser “conduzidos” e a posição de mercado conquistada por qualquer meio possível. A Arte da Guerra, por exemplo, fica na cabeceira de muitos líderes.

Alguns dos líderes mais louvados do mundo, como Steve Jobs e Donald Trump, são conhecidos por seus estilos de liderança agressivos, provocadores, dominantes, controladores e até mesmo abusivos. Aderindo a esse estilo de liderança entramos em um cenário onde os competidores são inimigos e devem ser tratados com suspeita e técnicas agressivas que garantem o controle de um espaço.

Muitas vezes, os clientes também são inimigos porque depois de termos vendido algo, tudo o que eles exigem (serviço, suporte, etc.) é sobrecarga. Esses princípios também escorrem através dos espaços científicos, tecnológicos, de engenharia e de relacionamentos, que podem se beneficiar grandemente da influência mais feminina.

Hoje, já encontramos estilos de negócios que despontam um outro estilo de liderar, algo mais próximo do “Monge e o Executivo”, onde a liderança é explorada pela servidão. Afinal, a produtividade mais eficaz nasce da repressão ou da motivação positiva?

A ABORDAGEM FEMININA É

mais sutil e valoriza a cooperação, a criatividade e a comunicação. E não, você não precisa ser uma mulher para adotar princípios de liderança feminina.

O líder feminino pode ter uma voz forte e uma mão firme, mas também é mais provável ouvir, simpatizar e fidelizar a sua equipe. Suas decisões são baseadas em muitos pontos de dados e opiniões em conta, um poder de olhar de forma abrangente as situações. Outro ponto de destaque é a decisão baseada na intuição e na sabedoria acumulada. O líder feminino também é mais propenso a adotar uma abordagem de visão longa, em vez de se concentrar apenas no ganho de curto prazo. Assim, há uma possibilidade maior de, além navegar em um oceano azul, também firmar equipes mais duradoras e motivadas.

Isso tem sido mais frequente em ambientes empresariais e dentro de equipes, porque há uma nova apreciação crescente das características que as mulheres usaram por várias épocas e sociedades, para manter as famílias unidas e organizar voluntários para unir e fazer mudanças na vida compartilhada das comunidades, por exemplo. Essas qualidades de liderança compartilhada recentemente admiradas por muitos; nutrem-se em fazer o bem para os outros não apenas para benefícios próprios, mas também para fazer a diferença no mundo.

“Uma maneira feminina de liderar inclui ajudar o mundo a entender e ter princípios sobre os valores que realmente importam.”

— DR. MUSIMBI KANYORO, O SECRETÁRIO-GERAL DA WORLD YWCA.

E você qual líder você admira? Modela qual estilo de liderança?

Conhecer para onde você olha com admiração é um passo importante para saber como você utiliza seu poder de liderança.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *