Você sabia que, fora a natureza, tudo o que acontece ou existe é fruto de interpretação?

Eis a frase de Fernanda Chaud que não sai da minha cabeça. Ainda bem!

COMO VOCÊ TEM INTERPRETADO A VIDA? POR QUAIS LENTES TEM ENXERGADO O MUNDO E OS ACONTECIMENTOS?

Na filosofia temos um estudo chamado fenomenologia que explica sobre a apreensão das coisas pelo olhar do ser humano e da importância em se dar um nome para coisas e eventos na nossa vida. Isto é, uma cadeira só é uma cadeira porque alguém disse que aquilo seria chamado assim e que serviria para sentar. E assim houve a construção do nosso mundo: fruto do nosso olhar. Mas e se a sociedade tivesse dado outro nome ou outra função para aquele objeto?

O MESMO FENÔMENO ACONTECE COM OS EVENTOS AO NOSSO REDOR DIARIAMENTE

Não é a toa que para um mesmo acontecimento há várias formas de analisar e dar interpretações. Com o passar do tempo condicionamos nossa mente a interpretar os acontecimentos de determinada maneira e ela torna-se padrão fazendo-nos vivenciar sentimentos de forma padronizada refletindo em ações condizentes com o que nossa mente acredita. Assim, se a interpretação da vida a qual estamos condicionadas for positiva, focada na solução e aprendizado, independente do que aconteça, a nossa vida é repleta de ricas experiências e aprendizados constantes.

via GIPHY

Agora se nossa maneira de interpretar os fatos é predominantemente negativa, que não favorece, nem nos fortalece, só causa sentimentos ruins, e nós não conseguimos tirar o aprendizado, criamos um padrão que gera stress, ansiedade, irritação, impaciência, desmotivação, esgotamento físico e mental.

EM TODA VERDADE EXISTEM VÁRIAS VERDADES, ENTÃO POR QUE NÃO ESCOLHER UMA VERDADE QUE NOS TRAGA BONS SENTIMENTOS E BOAS INTERPRETAÇÕES?

via GIPHY

Qual sua interpretação quando uma pessoa te fecha no trânsito? Ou quando alguém desconta em você uma raiva descomunal? Normalmente as pessoas reagem com raiva ou tristeza, pois nossa mente acaba se condicionando a esses sentimentos, e levando esse padrão de interpretação sobre um fato NEUTRO. Até porque ao ser fechada no trânsito você pode sentir irritação, chateação, assim como indiferença ou soltar sorriso. Tudo depende como a nossa mente está condicionada.

Quando nos deparamos com acontecimentos NEUTROS que nos levam a sentimentos e ações negativas, uma boa sacada é exercitar a pergunta: qual outra interpretação esse fato poderia ter? Ou a empatia.

TENTAR SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO

na melhor das intenções. Até porque existe tanta possibilidade de interpretação para um fato, que a única pessoa que pode escolher o que interpretar na sua vida é você mesma.

via GIPHY

Trabalhar a mente para interpretar a vida de outra maneira não é algo simples, afinal nós crescemos e temos ao redor crenças e interpretações padrões, mas como seres inteligentes que somos devemos pegar o controle das nossas interpretações, (pensamentos) sentimentos e ações.

E sabe como esse trabalho começa?

Com o autoconhecimento e autopercepção.

Já pensou em duvidar um pouco mais da sua “verdade absoluta” sobre algo? Principalmente se for algo relacionado a você de forma negativa. Exemplo: diante de um desafio, em vez de pensar “ eu não consigo tal coisa”,  comece a duvidar de você:

“DUVIDO que eu não consiga tal coisa, EU SOU BOA NISSO”. 

VALE SEMPRE A GENTE LEMBRAR QUE O ROTEIRO E INTERPRETAÇÃO DA NOSSA VIDA É NOSSA RESPONSABILIDADE, ESTÁ NA HORA DE VOCÊ COMEÇAR A ESCOLHER AS SUAS E SER DONA DOS SEUS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E AÇÕES.